Blog »

Última Atualização: 14/08/2012 às 16:50:54 por: mario
CRIATIVIDADE: COMPETÊNCIA ESSENCIAL - VII
(* Mário Heinen)

"Há uma transformação na economia toda. E então o ‘resumo da ópera' é assim: nós temos uma economia baseada em Conhecimento. Só se vende, só se compra..., é Conhecimento. Se ela é baseada em Conhecimento, o que importa mesmo é a Inovação. O que importa para um empresa, o único fator de competitividade que sobrou para as empresas chama-se Inovação. Capacidade de Inovar. E Inovação só vem de Gente. Inovação não vem de máquina. Então, o Ser Humano passou a ser a chave da estratégia das empresas. O empresário ‘bacana' sabe que a única coisa que presta na empresa dele são os funcionários dele. Porque o resto não vale nada. Empresas com o patrimônio do tamanho dessas companhias aéreas por aí e com problemas, certo?! Não adianta ter o melhor equipamento do mundo. Certo?! Se você não colocar o seu funcionário em primeiríssimo lugar: é a única coisa que vale. Tá certo?! Se eu deixo de ser senhor de engenho, eu não preciso de capataz. Por que é que tem capataz??..."

(Waldez Ludwig, Consultor e Palestrante, em participação no Programa ‘Sem Censura', da jornalista Leda Nagle)

• Se você quer ver o resto do pronunciamento feito, basta acessar:

http://www.youtube.com/watch?v=l8u27KE2gvs

 

Os TEXTOS DA TERÇA têm trazido algumas reflexões a respeito da criatividade e de sua importância vital para os seres humanos de nossa sociedade. E, tal como foi visto nas primeiras edições, a criatividade e a inovação são indissociáveis.

Porém, muitas vezes acabamos impondo alguns bloqueios no nosso pensamento criativo. Esses bloqueios atravancam e impedem que o pensamento criativo se desenvolva. A criatividade fica embotada quando usamos esses...

BLOQUEIOS MENTAIS DANOSOS

1. "A resposta certa".
2. "Isso não tem lógica."
3. "Siga as normas".
4. "Seja prático".
5. "Evite ambiguidades".
6. "É proibido errar".
7. "Brincar é falta de seriedade."
8. "Isso não é da minha área".
9. "Não seja bobo".
10. "Eu não sou criativo".

Cada vez que você estiver usando um desses bloqueios - senão mais de um - você estará impedindo que o seu potencial inovador venha a lhe proporcionar descobertas, melhorias, insights, oportunidades, novas visões de mundo, invenções, crescimento.

E, por falar em Criatividade,...

QUESTIONÁRIO/REFLEXÃO:

1. Quando ocorreu sua última idéia criativa?

 Nesta manhã

 Ontem

 Na semana passada

 No mês passado

 No ano passado

 

2. QUE IDÉIA FOI ESSA??!!

 Se você conseguir lembrar de uma idéia criativa, tiver interesse e disponibilidade, escreva e conte a sua idéia criativa para mim no mario@heinen-rh.com.br até o dia 17/08. As duas idéias mais criativas ganharão um prêmio muito especial: a participação no Eco Training Demo 2012.

 

3. E, afinal de contas, como anda seu desempenho criativo?

 Alto: crio e aplico idéias novas todos os dias

 Médio: crio e aplico idéias novas de vez em quando

 Baixo: estou precisando de um bom chute no traseiro

 

* MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de organizações em Desenvolvimento Humano e Organizacional, RH, Endomarketing, T&D, Qualidade Total, Gestão Ambiental e 'Eco Training'. Ex-professor da UFRGS (Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos.

 

 

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato