Blog »

O Eco Training e os Times de Alta Performance

Última Atualização: 02/10/2017 às 20:28:51 por: mario
O ECO TRAINING E OS TIMES DE ALTA PERFORMANCE
(* Mário Heinen)
 

O Eco Training tem sido, cada vez mais, uma modalidade de "Outdoor Training" amplamente utilizada para atividades de integração e desenvolvimento de equipes. Trata-se de uma vivência singular e muito rica quando se está desenvolvendo competências de pessoas que querem fazer parte de uma grande equipe, parte de um time. E ajuda a compreender a importância dos princípios do trabalho em equipe.

Complementarmente a isso, o Eco Training mobiliza questões como motivação pessoal e grupal, liderança, comunicação, sinergia, comprometimento pessoal, confiança, cooperação, enfrentar desafios e mudanças, tomada de decisão, negociação, gestão do imprevisto, testar e vencer limites pessoais. Acrescente-se a isso ainda a emoção, a aventura, o conhecimento e a preservação do Meio Ambiente, o contato e o respeito à Natureza que o Eco Training proporciona.

Se esse também for um dos seus objetivos, o Eco Training - efetivado com atividades, desafios e jogos pontuais - também promove um saudável ambiente de competição, onde o planejamento, a criatividade e a garra fazem a diferença. E, caso seja o foco da equipe, o Eco Training pode ser muito interessante para desenvolver competências de equipes competitivas - de áreas comercias ou de vendas - por exemplo.

As vivências proporcionadas pelo Eco Training evidenciam ainda mais de que é através dessas vivências em "Outdoor Training" que efetivamente internalizamos mais e melhor todas as questões levantadas e as competências focadas. Isso significa que o aprendizado é muito mais intenso: "a gente sente na pele, e aí não esquece mais"...
É possível, igualmente, relacionar a vivência do Eco Training com o que acontece nas organizações humanas e, fundamentalmente, com as pessoas que delas fazem parte, os seus colaboradores, seus maiores potenciais, seu patrimônio maior.

Para que todo esse cenário seja construído, é imprescindível que haja um profundo preparo do trabalho a ser feito, por profissionais qualificados para isso. Tudo o que envolve atividades deste gênero (de "Outdoor Training") requer seriedade e profissionalismo em todos os quesitos. E a Segurança tem que estar sempre em primeiro lugar.
Como o Eco Training é uma vivência a ser bem ‘explorada' como tal, é essencial que haja qualidade no processamento e no entendimento das atividades, bem como o feedback a respeito das vivências e de suas repercussões nas pessoas e nos grupos. É necessário contar com profissionais que saibam conduzir o grupo de forma a potencializar as questões envolvidas nas vivências. Isse é o que fazemos no Eco Training.

Analisando o Eco Training e levando em consideração todos esses aspectos, estes já o fazem diferenciado a tantas outras atividades ‘ao ar livre' disponíveis para o mercado corporativo. Mas há algo que tenho evidenciado nesses 18 anos, como idealizador e gestor do Eco Training, que me faz admirá-lo sobremaneira: o Eco Training não discrimina seus praticantes - com raríssimas exceções, naturalmente. O Eco Training não discrimina idade (a não ser o Eco Rafting - para menores de 5 anos de idade!), altura, peso, sexo, condição física (a não ser o Eco Rafting - para grávidas e cardíacos 'graves').

Isso tudo faz do Eco Training uma atividade completa e perfeita para equipes que queiram desenvolver ‘membros de verdadeiras equipes, membros de times de alta performance, ou seja: Times Vencedores'.

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de CI/Endomarketing, T&D, Planejamento Estratégico, Qualidade Total, Excelência em Serviços, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experencial. Ex-professor da UFRGS (Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos, Empresário e Chef de Cozinha.

 

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato