Blog »

'O HÁBITO DE RECLAMAR, A GRATIDÃO E A FELICIDADE' são os temas em destaque no TEXTO DA TERÇA dessa semana...!

Última Atualização: 15/12/2020 às 12:36:19 por: mario
O HÁBITO DE RECLAMAR, A GRATIDÃO E A FELICIDADE

O TEXTO DA TERÇA dessa semana aborda o hábito de reclamar, a gratidão, a felicidade e, em especial, quais são as ligações que eles têm entre si.

São dois artigos editados juntos e que se compõe em um conjunto de reflexões muito importantes quando tratamos destes temas. E seguem...

ELIMINE DE SUA VIDA O HÁBITO DE RECLAMAR.
É A GRATIDÃO QUE VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA!

(* Wilson Pereira Figueiredo)

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para elevar a vibração que você pode praticar.

Viver lamentando da vida e reclamando das pessoas e situações a sua volta não vai ajudar em nada. Quem vive lamentando está gerando uma energia contrária ao sucesso e à felicidade. Ser grato pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a sua vida.

Somos um corpo energético, cada molécula do corpo humano na verdade é uma vibração de energia. O átomo quando muda o seu estado, está absorvendo e emitindo frequências eletromagnéticas. Hoje já se sabe que diferentes estados de emoção, percepção e sentimentos resultam em diferentes frequências eletromagnéticas.

Reclamar da vida e dos outros, causa insatisfação geral e cria um campo magnético na mesma frequência, atraindo pessoas e situações que trazem mais insatisfação e desconforto. Assim trabalha o universo, pois traz em retorno aquilo que emitimos.

Elimine de sua vida o hábito de olhar o lado ruim das pessoas e das situações. É possível que, hoje, você veja seus obstáculos e tenha se tornado um especialista em reclamar e não em agradecer. Por isso, não consegue deixar de falar da crise financeira, das pessoas que o machucam e das frustrações da vida.

Ser grato auxilia a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Ameniza as situações adversas, deixando-as mais leves, além de provocar o sentimento de valor ao que se tem, e menos frustração pelo que não tem.

Quando nos concentramos no que nos falta, nós criamos bloqueios e limitações. Ficamos aprisionados pela vibração da nossa energia negativa. Como resultado, nós atraímos o que pensamos, o que neste caso é a negatividade.

Comece a observar as pequenas coisas a sua volta, muitas delas são fundamentais para sua sobrevivência. O ar que você respira, a água, o sol, a chuva, o dia, a noite, etc. Você já agradeceu por isso hoje? Não fique esperando acontecimentos espetaculares para sentir gratidão, seja grato pelas pequenas coisas do seu dia a dia.

A gratidão torna a vida mais alegre, agradável e gloriosa.
E ela precisa ser cultivada e expressa, mesmo em situações aparentemente desfavoráveis.

Mesmo que a nossa volta pareçam existir milhares de motivos para reclamações, devemos olhar por outro foco e assim encontrar motivos para ser gratos.

A gratidão é uma das mais poderosas ferramentas para elevar a vibração que você pode praticar. Um exercício fundamental para o seu crescimento é ser grato por pessoas e situações em sua vida que o tiram do sério e o irritam. Descubra por que irritam tanto. Considere a possibilidade de que eles podem estar agindo como um espelho para mostrar aspectos de si mesmo que precisa mudar.

O que nós precisamos saber é que todos temos potencial, inteligência, energia e capacidade para sermos felizes. Mas precisamos dar os comandos corretos para nossa mente, para que ela possa acionar nossos talentos mais apropriados em cada situação, tornando-nos o mais eficientes, mais plenos, mais inteiros em cada um dos projetos a que nos propusermos realizar.

Um dos principais ingredientes da felicidade é sermos grato por tudo aquilo que temos e pelas pessoas que enriquecem as nossas vidas.

SOU GRATO!

(*) Wilson Pereira Figueiredo - Graduado em Psicologia e Especialista em Saúde Mental, Formação em Psicoterapia Reencarnacionista e Regressão Terapêutica. Palestrante e autor de Livros. Artigo publicado em osegredo.com.br .

 

CIÊNCIA ENCONTRA FORTE LIGAÇÃO ENTRE GRATIDÃO E FELICIDADE
(* Christie Mandia)

Não há tempo como o presente para fazer uma pausa e reconhecer as coisas pelas quais somos gratos.

Na verdade, uma nova pesquisa mostra que dar graças pode realmente deixar você mais feliz. O estudo realizado pela Universidade de Harvard encontrou forte ligação entre gratidão e felicidade: Três grupos participaram do experimento e foram solicitados a registrar respectivamente (a) coisas pelas quais eles eram gratos e que aconteceram durante a semana, (b) coisas que os agitaram durante a semana (c) acontecimentos semanais tanto positivos quanto negativos.

A pesquisa mostrou que quando os grupos foram incumbidos a escrever coisas negativas ou escrever sobre coisas positivas e / ou negativas, eles ficaram menos felizes do que aqueles que escreveram exclusivamente sobre as coisas positivas pelas quais eram gratos.

O estudo relatou: "Depois de 10 semanas, aqueles que escreveram sobre gratidão ficaram mais otimistas e se sentiram melhor com suas vidas. Surpreendentemente, eles também se exercitaram mais e tiveram menos visitas aos médicos do que aqueles que se concentraram nas fontes de agravamento."

A pesquisa prossegue explicando que as pessoas "expressam gratidão" de três maneiras:
A primeira é se referir ao passado para refletir sobre memórias positivas.
A segunda, estar no presente, sem considerar nada garantido.
A terceira é manter uma visão positiva do futuro.

Independentemente de como a gratidão é expressa, os pesquisadores de Harvard acreditam que é uma ferramenta que pode ser cultivada e fortalecida ao longo do tempo com a prática. Em outras palavras, você pode construir seu músculo de gratidão escolhendo conscientemente ser mais grato e, assim, você será mais feliz.

O Dr. Martin EP Seligman, especialista em psicologia positiva da Universidade da Pensilvânia, está entre os pesquisadores mais respeitados na área. Seu estudo examinou o efeito das intervenções de psicologia positiva.

Quando a tarefa semanal do grupo era entregar, "uma carta de gratidão a alguém que nunca havia sido devidamente agradecido por sua bondade", a pontuação de felicidade disparou entre os participantes e foi relatado que "o impacto foi maior do que o de qualquer outro intervenção, com benefícios que duram um mês."

Embora não haja uma maneira científica de medir a felicidade, muitos dos relatórios publicados sobre esse tópico reconhecem uma conexão particular entre gratidão e bem-estar.

Não subestime o poder de ser grato quando se trata de seus relacionamentos. Os relacionamentos pessoais e profissionais aumentam significativamente quando a gratidão é expressa.

É a época do ano perfeita para fazer um balanço do que é realmente importante para nós. Cerque-se de pessoas que você ama e lembre-se do que você é realmente grato.

Agradeça sinceramente a alguém por algo que fez. Você pode acabar agradecendo a si mesmo!

(*) Christie Mandia - colunista do Philly Voice, artigo traduzido de "Harvard study finds strong link between gratitude and happiness", editado no site phillyvoice.com.

MÁRIO HEINEN é Psicólogo, Pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo, e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching'; Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Cozinheiro, e Embaixador da Jr. Achievement/RS.

 

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato