Blog »

"FAKE PEOPLE" é o tema dessa semana no TEXTO DA TERÇA...!

Última Atualização: 17/08/2020 às 22:28:46 por: mario
"FAKE PEOPLE"

Pessoas falsas são as "fake people", ou seja, são aquelas pessoas que fingem ser o que não são.

Fingir ser o que não se é, fazer de conta, é algo muito comum em pessoas inseguras, que não se conhecem e, assim, não possuem controle sobre si mesmas.

Há pessoas que preferem parecer diferentes de como realmente são e costumam usar de uma ‘personalidade disfarçada' para enganar os outros e, dessa forma, obter benesses e vantagens para si mesmas.

A gente vê isso com frequência, igualmente, naquelas pessoas que são agradáveis, simpáticas e gentis apenas quando há outras pessoas presentes. Essas pessoas usam sua ‘cara de pau', uma fachada hipócrita e falsa que, sem dúvida, esconde algo...

Aqueles que são educados, respeitosos e gentis se interessam pelas coisas do outro sem segundas intenções: desejam fazer o bem e não o fazem para "aparecer" para os demais - não esperam por palmas.

Pessoas ‘do bem' são pessoas que são sempre assim, esse é o ‘normal' delas, e não mudam de atitude em função de plateia ou de possíveis aplausos. Essas pessoas têm uma bondade autêntica, afetiva, que vem do coração. A bondade não é a única característica das pessoas do bem: usualmente elas são compreensivas, honestas, e boas ouvintes. É o jeito delas de viver a vida!

A bondade sincera, que não tem ‘segundas intenções', se traduz em gestos como deixar o celular de lado quando se está conversando com outra pessoa, olhar nos olhos do outro e prestar atenção ao que o outro está dizendo; e elas fazem perguntas que demonstram sua atenção, respeito e interesse pelo que está sendo dito.

Nestes momentos em que todos podemos nos tornar um tanto indiferentes uns ao outros - ainda mais nestes ‘tempos de pandemia', sentir-se ouvido pode - e vai! - fazer uma grande diferença.

É mister entender que, contextualmente, fica bem mais fácil identificar as "fake people" fazendo uma análise comparativa entre este tipo de pessoa e as pessoas do bem. As diferenças, claro, são ‘gritantes'.

As "fake people" que apenas procuram parecer gentis para obter lucro, poder, votos e/ou fama, muitas vezes acreditam que as outras pessoas não as observam - e que não as enxergam em suas ações. A verdade é que as enxergamos e identificamos, o que até pode nos causar certa compaixão. É difícil amar uma pessoa que finge ser algo que ela não é.

As pessoas do bem são apreciadas, estimadas pelos outros, pois têm uma personalidade única e inestimável. E são as pessoas do bem as que mais apreciam tudo isso...!

MÁRIO HEINEN é Psicólogo, Pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo, e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Bombeiro Voluntário, Cozinheiro, e Embaixador da Jr. Achievement/RS.

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato