Blog »

'DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO PÓS-COVID' é o assunto abordado no TEXTO DA TERÇA dessa semana...!

Última Atualização: 16/06/2020 às 01:24:22 por: mario
DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO PÓS-COVID
(* J. F. Rogowski)

Reveladas as tendências que dominarão as diferentes áreas da sociedade, sobretudo,na tecnologia, economia, emprego e renda, pós-pandemia.

À medida que o mundo passa por uma crise de saúde global sem precedentes, as cadeias de consumo de quase todas as categorias estão alteradas, reservando um futuro duvidoso para as empresas e que certamente será bastante diferente daquilo que conhecemos hoje.

O comportamento do consumidor mudará drasticamente, influenciado por semanas incontáveis de uma combinação de isolamento social, compras online, trabalho em casa e escola no lar para os filhos.

O bom disso tudo, é que em tempos de crise como este, vemos a inovação florescer, o novo vem aí!

Não apenas as pessoas estão sendo forçadas a trabalhar em casa, mas toda a sua vida está sendo forçada a se adaptar digitalmente. Esses comportamentos não desaparecerão depois que a quarentena terminar, as pessoas que foram forçadas a adotar práticas digitais, continuarão.

O apetite do consumidor por serviços de entrega continuará após o término da crise e os varejistas precisam correr para se adaptar e serem capazes de atender às demandas do mercado em um mundo pós-covid.

As empresas que estão melhor posicionadas para se beneficiar dessas situações são aquelas que oferecem conforto, conveniência e atendem necessidade dos consumidores.

As empresas deverão pensar urgentemente na digitalização de seus produtos.

A digitalização da economia

A digitalização de ativos e commodities que já vinha num crescendo nos países desenvolvidos, doravante sofrerá vertiginosa aceleração global, mudando profundamente o mercado antigo e a maneira como as pessoas em todo o mundo compram e vendem mercadorias.

Com a tecnologia subjacente às criptomoedas, poderemos tokenizar ativos e commodities. No seu nível mais simples, a tokenização se refere à digitalização de ativos negociáveis reais armazenados em uma blockchain, que podem ser rastreados, movidos e negociados com muito mais facilidade, economia e segurança resultante de rígidos protocolos assegurados por leis internacionais.

O token em si não tem valor intrínseco, mas como representação de uma mercadoria do mundo real, ele deriva valor do ativo subjacente. Vale dizer que uma moeda estável está atrelada a outra moeda, como o dólar americano antigamente era atrelado ao ouro, da mesma forma, um token de commodities é atrelado ao preço de uma mercadoria, como ouro, prata ou grãos de café. Os contratos serão firmados cada vez mais por via eletrônica.

Mudanças nas relações de consumo

Mesmo que as coisas se recuperem 100%, ninguém passa por algo assim sem ficar profundamente impactado. Os consumidores têm todos os motivos para serem cautelosos, perceberão a partir de agora a sua importância no mercado, assumindo o protagonismo na equação consumerista, exigindo mais transparência e ética na publicidade, maior qualidade dos produtos, as relações de consumo mudarão drasticamente.

Grandes eventos planetário como esse aceleraram tendências que estavam à caminho. Por exemplo, já estávamos percebendo consumidores optando pelo comportamento minimalista, recuando na compra de bens supérfluos. Esse recuo abrangerá outras áreas, como aquisição de automóveis e outros. Se eu não posso sair de casa, porque vou comprar calçados e roupas novas?

Portanto, não apenas haverá um recuo em relação a indústria da moda, mas um mover em direção ao artesanato, a customização e reforma de vestuário, com a volta dos ateliês de costura, ou, ao estilo faça você mesmo, a autossuficiência.

Conclusão

Finalizo dizendo que, a meu sentir, abriu-se um portal para uma nova era tecnológica, com vertiginosa aceleração da tecnologia digital, evolução e sofisticação da robótica, nanotecnologia, computadores quânticos, etc. Marchamos para um mundo de máquinas "vivas" dotadas de inteligência própria.

Eis o admirável mundo novo!

(*) J. F. Rogowski - Jurista, Advogado Empresarial, Consultor de Negócios, Escritor, Founder Rogowski & Associados. Artigo publicado no site LinkedIn em 12 de maio de 2020.

MÁRIO HEINEN é Psicólogo, Pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo, e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Bombeiro Voluntário, Chef de Cozinha e Embaixador da Jr. Achievement/RS.

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato