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'O QUE A COMUNICAÇÃO TEM A VER COM A LIDERANÇA ESTRATÉGICA?' é o tema dessa semana no TEXTO DA TERÇA...!

Última Atualização: 19/11/2019 às 15:50:20 por: mario
O QUE A COMUNICAÇÃO TEM A VER COM A LIDERANÇA ESTRATÉGICA?

Você já ouviu o termo liderança estratégica?
Se está imerso no ambiente corporativo, é muito provável que sim.


Sempre se falou muito sobre liderança mas, cada vez mais, entende-se que ser um líder envolve uma série de habilidades e competências, todas condizentes com o cenário da empresa, com o mercado e com as características do gestor.
• E, a cada vez, a cada momento em que houver qualquer tipo de mudança em qualquer cenário, será necessário verificar se também é mister mudar, alterar e ou adaptar competências de liderança para lidar com estas mudanças.

Liderança estratégica é, portanto, uma forma inteligente de ser líder, de ser um gestor. Nesse sentido, as competências e habilidades são aplicadas com o intuito de traçar um plano de negócios efetivo e que seja, ao mesmo tempo, um modo inteligente e eficaz de lidar com as pessoas, com o chamado "capital humano".
• Sou um bocado cético com relação à invenção/criação de tantos tipos e modelos ‘distintos' de liderança que, penso eu, nem sempre são didáticos e/ou auxiliam as lideranças a se entenderem e a se desenvolverem. Neste caso, acho interessante o conceito de liderança estratégica ao nos propor o viés de uma liderança competente na gestão de pessoas, gestão essa alinhada com a estratégia e, fundamentalmente, tendo como ferramenta a Comunicação. Excelente!

Ok, mas o que a comunicação tem a ver com tudo isso? Entre as competências e habilidades das quais falei ali em cima, uma das que têm maior destaque é a comunicação. Afinal, tanto a comunicação externa (do gestor com outras empresas, clientes e investidores) quanto a comunicação interna (entre líderes e liderados) serão fatores fundamentais para o crescimento e bom rendimento de uma empresa.
• Tal como eu havia recém referido, a Comunicação é a essência, é imprescindível estar na linha estratégica, no "modus operandi" de qualquer tipo de gestão.

Como atua um líder estratégico?

Um líder é, sem dúvidas, um formador de opinião, uma pessoa que inspira os demais através de suas ações e de suas palavras.
• MUITO MAIS nas ações/atitudes do que nas palavras, creiam!

O líder atual - que aplica a liderança estratégica em sua forma de gestão - está comprometido com a eficiência e com os resultados, mas também (e em grande parte) com a qualidade e o valor que são entregues aos seus liderados e aos seus clientes.
• Uma boa dose de equilíbrio e sabedoria entre líder focado em resultados, de líder servidor e de líder coach...

Líderes estratégicos logram formar equipes com profissionais bem diversificados e com know-hows complementares, potencializando, em cada liderado, o que há de melhor. Ao contrário de mecanizar as relações de trabalho, o líder estratégico dialoga com sua equipe de liderados e, ao fazer isso, cria o alinhamento entre objetivos principais e coletivos.

• Diálogo = Comunicação.
• Diálogo = Participação.
• Diálogo = Liderança Democrática, Participativa.

Nesse sentido, líderes estratégicos:

- Aplicam competências da liderança e da gestão de forma inteligente
• ...e Criativa!

- Enfatizam o valor humano e a ética de trabalho em suas organizações
• Dão e são o exemplo disso!

- Sabem estabelecer metas e estratégias para alcançá-las
• ...e usam ferramentas de Comunicação Interna.

- Prezam pela comunicação e entendem a importância das soft skills
• ...e as praticam.

E como é a comunicação de um líder estratégico?

Pelo que vimos até aqui, não é difícil mensurar a enorme importância da comunicação para a liderança estratégica, certo? Mas de que maneira se comunica um líder estratégico? Vejamos a seguir!

- Eliminam ruídos na comunicação interna

Líderes estratégicos entendem como os problemas na comunicação interna de uma empresa prejudicam o rendimento do grupo de trabalho. Por isso mesmo, estabelecem um diálogo claro, eliminando ruídos na comunicação que em nada contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da equipe.

• Não deixam os ruídos permanecerem "no ar", procuram não dar espaço para a comunicação informal, para a entropia da comunicação.

- Criam e fortalecem o alinhamento empresarial

Ter um alinhamento empresarial é um dos desafios dos gestores das grandes e pequenas organizações. Quando líderes e liderados estão alinhados, mantendo, entre si, objetivos comuns e discursos que representam a marca de forma condizente com o que ela é, isso se faz sentir no diálogo externo. Em outras palavras, fortalecer o alinhamento empresarial é, ao mesmo tempo, fortalecer também as relações externas com clientes, investidores e outras marcas.

• Coerência e coesão.

- Falam de forma clara, concisa e honesta

Líderes estratégicos sabem abordar os mais variados assuntos de uma forma assertiva. Mais que isso, procuram manter a transparência em suas ações, decisões e discurso. Dessa maneira, garantem valores éticos a serem reproduzidos por seus liderados e evitam problemas, tais como mal-entendidos ou informações equivocadas.

• Comunicação assertiva é um baita caminho.

- Demonstram sua paixão pelo que fazem

Uma das características mais marcantes dos líderes é, sem dúvida, a paixão e o entusiasmo que sentem e demonstram.

• Isso é fator de sucesso, de alta performance, de irradiação de competências positivas.

Por isso mesmo, essas pessoas são tão inspiradoras para os demais. Tudo isso é demonstrado através de ações, de palavras e do comportamento que assumem.
Nesse sentido, dominar a linguagem não-verbal é também uma característica e uma competência dos líderes estratégicos.
Um erro muito comum é pensar que liderança é algo "que vem de berço". Não é tão simples assim. Liderança é uma competência, uma habilidade.

• Que pode ser desenvolvida: basta querer, e se comprometer.

Os líderes de sucesso que você admira se aprimoraram ao longo tempo para garantir todas as habilidades que possuem e, ainda hoje, estão em constante aprendizado.

• Liderança é um eterno aprendizado.

Pense nisso!

(*) Artigo divulgado no site da PSI Soluções em Processos, do meu amigo e colega Victor Magalhães, a quem eu agradeço sobremaneira - mais uma vez - pelo baita compartilhamento. Fonte original: https://www. thespeaker.com.br/feedback-gestor-erros/ .

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Empresário, Bombeiro Voluntário, Chef de Cozinha e Embaixador da Jr. Achievement/RS.

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