Blog »

'TERAPIA NÃO É COISA DE GENTE LOUCA: 8 MOTIVOS MUITO BONS PARA FAZER ANÁLISE' é o tema em pauta no TEXTO DA TERÇA dessa semana...!

Última Atualização: 04/11/2019 às 23:59:26 por: mario
Terapia não é coisa de gente louca:
8 motivos muitos bons para fazer análise

(* Paulo Nobuo)

Muitas pessoas ainda acreditam que somente "gente louca" precisa de ajuda de psicólogos e psiquiatras e que terapias são indicadas apenas para quem enfrenta um trauma muito grande. Fazer análise, no entanto, pode trazer inúmeros benefícios em todos os setores da vida. Entenda por que é preciso derrubar o preconceito e conhecer os bons motivos para procurar um terapeuta.

Por que fazer terapia

1. O autoconhecimento obtido através da terapia ajuda ter maior domínio sobre o próprio comportamento e decifrar melhor as emoções que sente. Assim, consegue afastar pensamentos que sabotam a felicidade, além de reconhecer os sinais iniciais que causam ansiedade e estresse para acabar com mudanças constante de humor.

2. Medos e inseguranças nem sempre aparecem de forma óbvia ou podem ser explicados racionalmente. A análise contribui para um mergulho interno que identifica e trabalha as angústias que tanto afetam o bem-estar.

3. A falta de motivação para trabalhar, estudar, se exercitar, sair para se divertir ou mesmo viver também pode ter raízes ocultas que podem ser descobertas e tratadas em sessões de análises.

4. Um terapeuta ainda pode ajudar a pessoa a sair de um estado de inércia e isolamento social ao oferecer bons ouvidos treinados para quem tem dificuldade em conversar e se abrir, mesmo com pessoas que ama.

5. A análise com um profissional promove alívio da alma de forma prática, sem qualquer característica mística ou religiosa. Um vazio interno que muitas vezes abre porta para comportamentos agressivos e abusos de substâncias químicas, portanto, também pode ser tratado na terapia.

6. Amigos, familiares e pessoas queridas podem ajudar a enfrentar um grande problema amoroso, como uma traição, decepção ou separação, mas ninguém melhor que um terapeuta capacitado para evitar grande abalo na autoestima e na segurança.

7. Os benefícios da análise são tão grandes que podem até a ajudar na perda de peso. Várias correntes são boas aliadas do emagrecimento e do bom relacionamento com a comida.

8. Assim como um treinador físico pode ajudar a formular um plano de exercícios para transformar seu corpo, um terapeuta é capaz, através de consultas regulares, contribuir para que você consiga realizar mudanças significativas em sua vida pessoal.

(*) Paulo Nobuo - artigo publicado em www.vix.com .

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Empresário, Bombeiro Voluntário, Chef de Cozinha e Embaixador da Jr. Achievement/RS.

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato