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'7 passos para um detox digital' é o tema dessa semana no TEXTO DA TERÇA...!

Última Atualização: 28/10/2019 às 23:26:35 por: mario
7 PASSOS PARA UM 'DETOX DIGITAL'
(* Thais Sardá)

Se você fica vidrado no celular de madrugada em vez de ir dormir, essa lista de dicas pode ser para você.

Você fica acordado até mais tarde e vira de um lado para o outro na cama com os olhos vidrados no smartphone só para dar mais uma olhadinha nas redes sociais?

No bar, em uma mesa cheia de amigos e chope gelado, você mantém os olhos fixos naquela tela de menos de 6 polegadas, a despeito da conversa animada ao redor?

Se você respondeu sim para as perguntas acima, pode estar na hora de fazer um detox digital. Confira as 7 dicas abaixo:

1. Determine uma hora limite para manter o celular ligado à noite
Por exemplo: desligue o telefone sempre entre as 23h e a hora de acordar. Assim, você estabelece uma rotina para garantir algumas horas offline todos os dias. E, mais ainda, garante uma boa e salutar noite de sono. Nem a luzinha do celular deve ficar ligada. Limites são saudáveis e importantes.

2. Ignore o smartphone quando estiver com outras pessoas
Essa é uma verdadeira declaração de amor hoje: deixar o aparelho longe do alcance dos olhos, para prestar mais atenção na conversa do que na tela. Porém, muito mais do que ser um ato de amor, não usar um aparelho de comunicação enquanto você está conversando com ourtra pessoa é um sinal básico de respeito. É indelicado, desrespeitoso, um ato mal educado trocar seu interlocutor por um aparelho.

3. Evite comer em frente ao computador ou levar o smartphone para a mesa de jantar
Nutricionistas alertam que você come mais e pior quando não se concentra no alimento. Use esse tempo para conversar ou refletir. Aproveite também para relaxar, para degustar a comida, para estar com outras pessoas (sempre que isso for possível, claro!). Alimentar-se é lidar com energia...

4. Bloqueie as notificações
Vale para aplicativos que não são fundamentais na sua rotina, como algumas redes sociais. Assim, você evita aquela distração com o celular piscando ou a tela inundada de alertas. Comece pelas notificações sonoras e, se possível, bloqueie tudo o que não for imprescindível - sempre evitando os sinais sonoros que, em sua essência, dizem respeito a você - e não aos outros em volta de você que precisam suportá-los.

5. Estabeleça horários e um limite de tempo para navegar
Vale para redes sociais e sites de notícias. Por exemplo: 30 minutos durante a manhã, mais 30 minutos depois do almoço e mais 30 minutos à noite. É didícil estabelecer esse tipo de regra mas, em muitas situações - quiçá mais extremas - será muito útil fazer isso com sua agenda diária.

6. Ignore as notificações na tela do smartphone, mesmo que se acumulem
Não é porque você recebeu um e-mail ou alguém comentou em uma foto sua no Facebook que precisa responder imediatamente. Relaxe. Deixe a ansiedade de lado: é hora de manter o foco em outro assunto. Depois, com calma e paciência, verifique do que se trata.

7. Mantenha o telefone no silencioso durante o trabalho
Assim, você não se distrai com os sons das notificações nem atrapalha a atenção dos colegas ao redor. Viver com Educação e Respeito é ser 'chique'. Seja chique você também: se liga! Ou desliga!

(*) Thaís Sardá - o texto original da autora foi adaptado e reescrito a partir de artigo publicado em super.abril.com.brcomportamento .

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Empresário, Bombeiro Voluntário, Chef de Cozinha e Embaixador da Jr. Achivement/RS.

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