Blog »

'CIENTISTAS DEFINEM PERSONALIDADES ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO COM SMARTPHONES' é o assunto do TEXTO DA TERÇA dessa semana...!

Última Atualização: 13/08/2019 às 15:12:49 por: mario
CIENTISTAS DEFINEM PERSONALIDADES ATRAVÉS DO COMPORTAMENTO COM SMARTPHONES
(*) Natalie Rosa

A forma em que você manuseia o seu smartphone pode dizer muito sobre a sua personalidade, segundo pesquisadores da Universidade RMIT, na Austrália. Com a ajuda de acelerômetros, pequenos sensores que rastreiam o movimento do smartphone para aplicativos, foi possível fazer este experimento.

Flora Salim, cientista da computação e professora associada da universidade, conta que estudos anteriores foram capazes de prever tipos de personalidade diferentes usando apenas logs de atividades de chamadas e mensagens, mas que o novo estudo com os dados do acelerômetro contribuiu para uma melhor precisão.

O simples fato de analisar rapidez ou distância percorrida, ou olhar o celular durante a noite, já é capaz de dizer muito sobre a personalidade de uma pessoa, segundo a pesquisadora.

Veja quais foram as principais conclusões do estudo:
• Pessoas mais introvertidas têm movimentos mais consistentes durante os dias da semana, enquanto extrovertidas possuem padrões mais aleatórios, encontrando pessoas diferentes e agindo com opções que não são planejadas;
• Já pessoas mais agradáveis contam com um padrão de atividade mais aleatório, se mostrando mais ocupadas nas noites de dias de semana e em todo o fim de semana em relação às outras pessoas;
• Mulheres mais amigáveis e mais compassivas fazem mais ligações;
• Pessoas mais organizadas e conscientes não entram em contato com a mesma pessoa em um curto período de tempo;
• Homens mais sensíveis e neuróticos não costumam conferir seus smartphones durante a noite, enquanto mulheres com essas características fazem isso;
• Pessoas mais curiosas e inventivas fazem e recebem menos ligações em comparação com as outras.

A principal autora do estudo, também estudante de doutorado da Universidade RMIT, Nan Gao, conta que os resultados podem ajudar em aplicações nas redes sociais, aplicativos de paquera e em publicidade direcionada, mas que o mais interessante é poder aprender sobre nós mesmos.

"Muitos de nossos hábitos e comportamentos são inconscientes, mas quando analisados dizem muito sobre quem realmente somos e como podemos nos entender melhor, resistindo à pressão social para nos conformarmos e sentir empatia pelos outros", conta a pesquisadora.

Os resultados ainda foram analisados de acordo com os conhecidos cinco grandes traços de personalidades: extroversão, abertura, satisfação, consciência e neuroticismo.

(*) Natalie Rosa - Canaltech - publicado em br.financas.yahoo.com .

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna, T&D, Planejamento Estratégico, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experiencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Psicoterapeuta, Empresário, Bombeiro Voluntário, Chef de Cozinha e Embaixador da Jr. Achivement/RS.

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato