Blog »

A Praia, o Mar: sinônimos de Qualidade Total em Saúde! É o tema desta semana do TEXTO DA TERÇA...!

Última Atualização: 29/01/2019 às 01:39:45 por: mario
A PRAIA, O MAR: SINÔNIMOS DE QUALIDADE TOTAL EM SAÚDE!
 

A neurociência recomenda ir à praia regularmente
(* Fabíola Simões - asomadetodosafetos.com)

Especialistas dizem que é muito importante passar o tempo ao ar livre porque nos ajuda tanto fisicamente quanto mentalmente, há muitos benefícios de passar o tempo na praia que a ciência acaba de revelar. Segundo os cientistas, essa sensação incrível de paz e tranquilidade que você sente na praia é conhecida como "espaço azul" ou "mente azul". Eles chamam de efeito da combinação de cheiros suaves e sons de água que você tem em seu cérebro.

As pessoas que vivem no litoral relataram melhor saúde física e mental do que as pessoas que não moram lá. O estudo afirma que as pessoas que vivem com uma visão do oceano sentem-se mais calmas do que as que não vivem. Segundo a ciência, quando você está na praia, há uma mudança na forma como o cérebro reage a esse ambiente, para que você possa ser mais feliz, relaxado e revitalizado.

Mas você sabe como o espaço azul afeta?

1. A praia ajuda a aumentar sua criatividade
Quando você se sentir exausto e preso pela rotina, visitar a praia pode ser uma ótima solução. O espaço azul pode ajudar a limpar a mente e abordar os problemas e projetos em que estamos presos. Como a meditação, a praia pode ajudar a provocar aquela sensação de calma que nos ajuda a refletir e a nos concentrar no que devemos.

2. Em geral, passar o tempo na praia mudará sua visão sobre a vida
Você não precisa ser um especialista para saber que a natureza nos ajuda a levar uma vida mais feliz e saudável, graças ao que é produzido nos arredores, além de que dizem por aí que a praia é muito boa para curar a alma.

3. Visitar a praia reduz o estresse
Dizem que a água é a cura da natureza para curar os fatores estressantes da vida. A água está cheia de íons positivos naturais que têm a capacidade de nos fazer sentir melhor. Simplesmente imergindo-se na água, você pode sentir uma sensação de relaxamento.

4. Visitar a praia ajuda a reduzir sentimentos de depressão
Segundo os cientistas, o mar tem o efeito de nos ajudar a aliviar os sentimentos de depressão. O som hipnótico produzido pelas ondas e os odores do mar criam um espaço meditativo. Isso ajuda a limpar a mente e refletir sobre a vida em um espaço seguro, longe do caos e dos problemas.

 

O mar, uma "droga" gratuita que cura pelo menos 16 doenças!

(* coruja-prof.blogspot.com)

Férias na praia pode ser uma verdadeira cura para muitas doenças. Descubra os benefícios da água, sol e sal no corpo.Retire seus medicamentos e trate-se para um feriado ou um final de semana na praia. Sim, o mar, com a sua salinidade, o iodo, o seu ar saloio dico pode ser uma verdadeira cura para muitas doenças. Eles contaram: são pelo menos 16. A massagem com água ativa a circulação, a água salgada libera o trato respiratório e reduz as formas alérgicas. Eles beneficiam as vias aéreas e aliviam-se: alergias respiratórias, sinusite, asma, convalescença de resfriados e outras doenças respiratórias, problemas causados pelo tabagismo, intoxicação por agentes químicos. O dano dos ossos é reparado e as dores de: deslocamentos, distorções, fraturas, artrose, dores nas articulações, osteoporose, espondilose, doenças reumáticas. Com o mar, as alergias cutâneas são reduzidas: psoríase, eczema, dermatite, acne seborreica. Graças ao mar, as condições anêmicas, as doenças ginecológicas, o hipotireoidismo e o linfatismo melhoram. Muito importante, o mar também ajuda a combater estados depressivos.

Que doenças são tratadas com o mar

Um benefício de uma estadia no mar são alergias respiratórias (especialmente pólen), anemia, artrite, convalescença depois de doenças do trato respiratório, depressão, entorses, fracturas, hipotiroidismo, luxações, doenças alérgicas da pele, doenças ginecológicas, doenças reumática, osteoporose, psoríase, raquitismo. O importante é saber como se comportar para aproveitar ao máximo todos os benefícios que podem ser extraídos da água do mar e do sol.

Aqui estão alguns dos principais benefícios dos tratamentos de maré, ou seja, talassoterapia.

Melhore sua respiração.

Mas por que o mar é um amigo tão precioso? O que o torna tão especial é o chamado aerossol marinho. O ar, perto da costa, contém uma quantidade maior de sais normais do que minerais: cloreto de sódio e magnésio, iodo, cálcio, potássio, bromo e silício. Eles vêm das ondas quebrando a costa e dos salpicos de água do mar levantada pelo vento. Os primeiros a se beneficiar são os pulmões: a respiração melhorou significativamente desde os primeiros dias. Mas o aerossol marinho também estimula o metabolismo, revigora a circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico.

A água do mar tem muitos componentes que trazem relaxamento ao corpo, tiram dores e reenergizam. Não é à toa a crença de que um banho de mar pode "descarregar" energias negativas. Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática e ainda estimula a pele e a circulação.

A água marinha é composta por mais de 80 elementos químicos. Alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição - por isso é considerada energizante. A massagem que as ondas fazem no corpo estimula a circulação sanguínea periférica, e isso provoca aumento da oxigenação das células.

Graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio, a água do mar é usada para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas

Combate a retenção de água.

Muitas pessoas sofrem de retenção de água durante a estação quente. Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos. Com grandes vantagens para a circulação das pernas.

Lute contra os quilos extras.

Os quilos extras são perdidos com mais facilidade. O sal estimula as terminações nervosas da epiderme, como conseqüência acelera o metabolismo: o corpo, na prática, queima alimentos e gordura mais rápido.

Fortalece o sistema circulatório.

Graças à pressão que a água exerce enquanto você está imerso, sua temperatura, que nesta temporada é de cerca de 20 graus e movimento ondulatório, que pratica uma massagem suave em todo o corpo.

A musculatura se fortalece.

A natação relaxa os músculos, rapidamente dissolve contraturas e dá mobilidade às articulações bloqueadas pela artrite e artrose. E então ajuda intestinos e rins, purificando todo o corpo

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de Comunicação Interna/Endomarketing, T&D, Planejamento Estratégico, Qualidade Total, Excelência em Serviços e no Atendimento ao Cliente, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experencial. Ex-professor da UFRGS (Escola de Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos. Empresário, Chef de Cozinha e Bombeiro Voluntário.

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato