Blog »

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser é o tema de hoje do TEXTO DA TERÇA...!

Última Atualização: 17/10/2017 às 11:04:01 por: mario
A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM DE WILLIAM GLASSER

Você sabia que, quando ensinamos, é quando mais aprendemos?
Conheça a pirâmide de aprendizagem de William Glasser.

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a Educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno - e não um chefe .

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo .

Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

Esta é a Pirâmide de Aprendizagem, teoria segundo a qual nós aprendemos:

·         10% quando lemos = LER;

·         20% quando ouvimos = ESCUTAR;

·         30% quando observamos = VER;

·         50% quando vemos e ouvimos = VER e OUVIR;

·         70% quando discutimos com outros = CONVERSAR, PERGUNTAR, REPETIR, RELATAR, NUMERAR, REPRODUZIR, RECORDAR, DEBATER, DEFINIR, NOMEAR;

·         80% quando fazemos = ESCREVER, INTERPRETAR, TRADUZIR, EXPRESSAR, REVISAR, IDENTIFICAR, COMUNICAR, AMPLIAR, UTILIZAR, DEMONSTRAR, PRATICAR, DIFERENCIAR, CATALOGAR;

·         95% quando ensinamos aos outros = EXPLICAR, RESUMIR, ESTRUTURAR, DEFINIR, GENERALIZAR, ELABORAR, ILUSTRAR.

A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar é aprender!

"A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes." (William Glasser)

Fonte: http://professoracoruja.com.br/

MÁRIO HEINEN é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de pessoas e de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional: Gestão de Pessoas/RH, Pesquisa/Diagnóstico Organizacional e de CI/Endomarketing, T&D, Planejamento Estratégico, Qualidade Total, Excelência em Serviços, 'Eco Training', 'Coaching' (ABRACOACHING); Palestrante, Instrutor de Treinamentos e Educador Experencial. Ex-professor da UFRGS (Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos, Empresário e Chef de Cozinha.

 

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato