Blog »

Última Atualização: 20/05/2015 às 10:21:55 por: mario

FALTA DE FOCO É A PRINCIPAL VILÃ DO TEMPO

(Cristian Barbosa)

A falta de foco é um dos maiores inimigos do trabalhador do século XXI. Em todo o universo abrangente da gestão do tempo, o item mais difícil de ser combatido é a falta de foco. Esse problema é sutil, sorrateiro e precisa de uma grande força de vontade para ser vencido.

Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado em uma tarefa por, no máximo, 14 minutos até que o telefone toque. Uma vez que ele pára um trabalho, custa, em média, 25 minutos até que a atenção se volte àquela primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de, até, duas horas diárias de trabalho, devido à falta de foco e, consequentemente, acabará gerando uma desorganização no trabalho.

Algumas pessoas tem uma tendência natural a serem mais organizadas e a seguirem processos. Outras pessoas, por sua vez, são tão desorganizadas a avessas às regras que tem mais dificuldade para adquirir novos hábitos de produtividade. A explicação se dá ao fato de que o cérebro humano possui dois hemisférios ligados entre si pelo corpo caloso. O hemisfério esquerdo, conhecido como ‘consciente', é o responsável pelo raciocínio lógico. O hemisfério direito, conhecido como ‘inconsciente', é o responsável pelo raciocínio criativo.

O hemisfério esquerdo é organizado, racional, lógico, analítico e se baseia no uso das palavras. Ele emite ordens e combina conceitos. O hemisfério direito é completamente diferente. É intuitivo, imaginoso e criativo. Ele usa a linguagem do visual, do auditivo e do sensitivo. Pessoas com o hemisfério esquerdo predominante tem tendência a serem mais organizadas, analíticas e gostam de seguir processos. Conseguem facilmente seguir uma ordem para executar suas tarefas, são mais previsíveis, são pontuais e adorariam que o mundo fosse pontual. Pessoas com hemisfério direito predominante possuem tendência a serem mais espontâneas, tem mais dificuldades com processos, são mais desorganizadas. São fãs de pilhas de papéis, caixas de e-mails cheias, gostam de atender diversos projetos simultaneamente e tem uma facilidade enorme de se distraírem.

Não existe um hemisfério melhor do que o outro. Ambos são igualmente importantes. O segredo é saber utilizar os dois a seu favor na hora de ganhar mais tempo no seu dia.

O cérebro é facilmente atraído por acontecimentos ao seu redor. Basta alguém no escritório iniciar uma música, um falatório ou alguma novidade e pronto: era essa a desculpa que você precisava para fugir da atividade por algo mais interessante.

Estratégias que podem ser adotadas para combater a falta de foco:

1 - Priorize suas atividades: todos os conceitos de administração do tempo levam você a ter um dia mais focado. Quando você se organiza, você define objetivos, se planeja e consegue saber o que precisa realmente fazer no seu dia. Lista todas as atividades e as priorize numericamente. Siga essa ordem na execução das tarefas.

2 - Operação "shutdown": quando precisar se focar em alguma atividade, desligue o celular e o  telefone, televisão, msn, feche a porta e peça para ninguém incomodá-lo até terminar. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções, mais sucesso terá na sua concentração.

3 - Crie um padrão para se focar: você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música (se isso não atrapalhar a sua atenção, claro!) tranquila que você goste e o ajude a relaxar. Alguns estudos de "superlearning" comprovam, por exemplo, que a música barroca aumenta em 3 ou 4 vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar, ouça uma música que o ajude a se concentrar. Isso criará uma "âncora auditiva" o o colocará em estado de concentração mais rápido.

4 - Respire: antes de iniciar o seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Concentre-se na sua respiração e deixe a mente fluir naturalmente. Quando você respira e relaxa, você diminui a sua ansiedade e aumenta a sua capacidade de concentração.

5 - Desligue seu e-mail: deixar o e-mail ligado é um ‘vício perigoso' e um dos maiores causadores da falta de foco em seu ambiente. Estabeleça horários durante o dia para essa atividade, crie sua forma de lidar com a falta de foco e concentração e, assim, não deixe que cada e-mail recebido desligue a sua atenção do trabalho.

  • Cristian Barbosa é especialista em produtividade pessoal e empresarial. Autor do livro A Tríade do Tempo - a Evolução da Produtividade Pessoal.

Mário Heinen é psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Consultor de organizações em Desenvolvimento Humano & Organizacional, RH, Endomarketing, T&D, Qualidade Total, Gestão Ambiental e 'Eco Training'. Ex-professor da UFRGS (Administração), da ULBRA (Psicologia), e ex-Diretor da FAJERS. Sócio Diretor da HEINEN - Parceria em Recursos Humanos.

 

Compartilhar:

 

< Voltar           Imprimir

Ir à página inicial Notícias Sobre Ecotraining Serviços Parcerias Contato